Hérnia

O que é?

A hérnia surge quando um órgão interno se desloca e passa a ficar saliente por baixo da pele do paciente, e isto pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Um dos tipos mais frequentes é a hérnia inguinal, que trata-se do deslocamento de uma parte do intestino por entre a parede abdominal, formando uma saliência na região íntima.

Quais os tipos de hérnia?

1 – Hérnia Inguinal
O aparecimento deste tipo de hérnia ocorre na virilha, quando acontece uma abertura dos músculos do abdômen, permitindo que uma parte do intestino ou outro órgão, conseguindo passar por esta abertura, formando uma saliência.

2 – Hérnia Umbilical
Esta hérnia é mais comum em bebês e crianças, e acontece quando uma porção do intestino atravessa os músculos do abdômen, causando um estufamento do umbigo.

3 – Hérnia Femoral
Causada pelo deslocamento de uma parte do intestino pelos músculos abdominais para o canal femoral, causando saliência na coxa ou virilha.

4 – Hérnia Incisional

Surge numa cicatriz de cirurgia abdominal, normalmente meses ou anos após a cirurgia, não apresentando muitos sintomas, apenas inchaço ou nódulo.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas que podem ser notados são:

Normalmente o diagnóstico é possível somente com a presença dos sintomas e a palpação, porém, para a confirmação o médico pode solicitar uma ultrassonografia.

Quais são as causas da hérnia?

As hérnias podem ser consequência de vários fatores, dentre eles:

As hérnias são mais frequentes em adultos, porém podem surgir em qualquer idade.

Como é feito o tratamento?

O tratamento para alguns tipos de hérnia, como a hérnia de disco e a hérnia de hiato, pode ser feito com medicações prescritas pelo médico.
Em outros casos pode ser realizada uma cirurgia para reposicionar o órgão no seu local correto, e caso necessário é colocada uma espécie de rede de proteção para evitar a formação da hérnia novamente. A cirurgia pode ser realizada em casos de:

O ideal é que o diagnóstico seja realizado o quanto antes, de modo a evitar estrangulamento do órgão, quando a circulação sanguínea é presa no local.

Não deixe de se cuidar e ficar atento a qualquer sintoma fora do normal.