Cirurgia no Esôfago

O esôfago pode ser afetado por diversas questões que demandam uma cirurgia, como:

Além destas disfunções, ainda existe também o câncer do esôfago, hoje em dia o 8º tipo de câncer mais comum, sendo a 6ª maior causa de morte no mundo.

Quais são os tipos de cirurgia do esôfago?

Existem diversas cirurgias para tratar problemas no esôfago, dentre elas temos:

A esofagectomia, para o tratar o câncer do esôfago, é o procedimento onde se remove parte ou a totalidade do esôfago, variando com o estágio que a doença se encontra. Existe a possibilidade de reconstrução do esôfago com tecidos do estômago, intestino delgado ou intestino grosso. Esta cirurgia pode ser feita aberta ou pela técnica minimamente invasiva.

A cirurgia de refluxo gastroesofágico, para tratamento de complicações do refluxo, como úlceras ou o desenvolvimento do esôfago de Barrett. Este procedimento visa corrigir a hérnia de hiato, que é o principal motivo causador do refluxo, então o cirurgião faz pequenas incisões nas regiões do estômago e do esôfago.

Quais são os riscos da cirurgia do esôfago?

Embora o procedimento cirúrgico para correção do refluxo seja seguro, podem ocorrer algumas complicações como sangramentos, trombose, infecções e traumas nos órgãos. Já na cirurgia para o câncer do esôfago podem acontecer complicações pulmonares e infecções respiratórias, alterações na voz, estenoses, náuseas e vômitos, e ocasionalmente, entrada de bile no esôfago.

Como é a recuperação da cirurgia do esôfago?

A recuperação da cirurgia para o refluxo é simples e com poucos incômodos, possibilitando o retorno ao trabalho em aproximadamente 1 ou 2 semanas. Para uma recuperação mais tranquila é recomendado evitar esforços físicos intensos no período de 1 mês.

No caso da cirurgia para câncer do esôfago, o paciente passa 2 ou 3 dias na UTI, é encaminhado para o quarto, sendo normal tonturas, náuseas e até vômitos. É recomendável caminhadas lentas e com ajuda. A alimentação deve se manter líquida, passando a ser pastosa ao passar dos dias.

Para saber mais sobre a cirurgia de esôfago e entre em contato conosco para cuidar da sua saúde digestiva!