Câncer do Intestino

O que é o câncer do intestino?

O câncer de intestino envolve os tumores que se localizam no cólon, no reto e ânus, conhecido também como câncer de cólon e reto ou colorretal. Tem tratamento e quando diagnosticado precocemente é normalmente curável. A maioria dos cânceres se iniciam através de pólipos, que são lesões benignas na parede interna do intestino grosso.

Quais os sinais ou sintomas?

Os sintomas mais frequentes do câncer do intestino podem ser:

Esses sintomas podem ser presentes também em outras situações, como hemorroidas, verminose e úlcera gástrica, portanto é fundamental o acompanhamento médico para um diagnóstico e tratamento corretos.

Detecção precoce do câncer

A detecção pode ser feita através de exames clínicos e laboratoriais além de endoscopias, para pacientes com sintomas, ou para os pacientes assintomáticos, porém que façam parte de um grupo com maior probabilidade de desenvolvimento do câncer.
O rastreamento desses tumores pode ser feito por meio de dois exames principais: pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias.
Além do diagnóstico precoce, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o rastreamento seja realizado em pessoas com mais de 50 anos, através do exame de sangue oculto nas fezes. Em caso de resultado positivo, o paciente precisará realizar uma colonoscopia ou retossigmoidoscopia, para visualização da parte interna do intestino.

Como é o tratamento?

A cirurgia é o tratamento inicial para cura do câncer colorretal, removendo as porções do intestino que foram afetadas e os gânglios linfáticos do abdômen, outras etapas do tratamento envolve a radioterapia podendo ser ou não associada à quimioterapia. O tratamento pode variar de acordo com a localização e extensão do tumor, reduzindo as chances de cura em casos de metástases.

Como é o diagnóstico

Com os exames já mencionados, é também feita uma biópsia através de um aparelho introduzido pelo reto (endoscópio) e com as análises, é feito o diagnóstico.

É de suma importância o diagnóstico precoce, e para isso é necessário que você realize os seus exames de rotina e mantenha as suas consultas em dia.