Cirurgia de Hérnia Inguinal

O que é a cirurgia de hérnia inguinal?

A hérnia inguinal é o deslocamento de uma parte do intestino, de gordura intra abdominal ou de outros órgãos pelo abdômen. Pode ocorrer por conta do enfraquecimento da musculatura, possibilitando esse deslocamento, sendo mais comum em homens, na região da virilha.

hernia inguinal

Quando é necessário operar a hérnia inguinal?

Em alguns casos, as hérnias são pequenas e assintomáticas, em outros têm tamanhos médios e ainda as muito volumosas. Tendo casos onde o intestino movimenta-se para fora e volta para dentro do abdômen, em outras situações pode ficar preso, denominado de encarceramento.

Quais são os tratamentos disponíveis para hérnia inguinal?

O deslocamento do intestino normalmente ocorre pelo canal herniário, que deve se fechar na vida intrauterina, após a baixa dos testículos.

Quando acontece alguma dificuldade no fechamento, ou a musculatura é frágil na região, a pressão do local leva a formação da hérnia. A sua correção é feita apenas por cirurgia.

Não é indicado uso de cintas ou faixas para pressionar a hérnia. Também não existem medicações ou exercícios que a corrijam.

Todos os pacientes precisam operar a hérnia inguinal?

Embora o procedimento cirúrgico seja o único tratamento eficiente para corrigi-la, não são todos os pacientes que necessitam da cirurgia como primeira medida. Em casos de hérnias pequenas e assintomáticas, que não representem risco para o paciente, podem ser apenas acompanhadas. A longo prazo, se desenvolvido incômodo e dor, será necessário o tratamento.

O mesmo acontece com pacientes que por alguma razão tenham hérnias maiores e sintomáticas que não podem ser submetidos a cirurgias.

As cirurgias para correção de hérnia são de caráter eletivo, exceto em situação de hérnia encarcerada, pois a porção deslocada do intestino pode ser prensada até deixar de receber oxigênio e fluxo sanguíneo, necrosando o tecido

Qualquer hérnia inguinal pode sofrer encarceramento?

Embora exista o risco de a hérnia ser encarcerada, isso não ocorre em todos os casos, sendo o risco anual inferior a 5%, e mais frequentes em hérnias femorais e em casos de anel herniário pequeno.

Quais são os riscos da cirurgia de hérnia inguinal?

Como todo procedimento cirúrgico, esta cirurgia também possui os seus riscos, no entanto, este processo pode ser feito hoje, além da via convencional, por meio de laparoscopia, e ainda laparoscopia com plataforma robótica, deste modo os riscos são minimizados e a recuperação se torna mais simples e rápida, podendo existir:
Risco de sangramento e infecção;
É presente em alguns pacientes formigamentos ou amortecimento no local, durando algumas semanas;
Inchaços na região da incisão, melhorando em alguns dias.

A hérnia inguinal é um problema que demanda atenção, então no caso de sintomas como inchaços no abdômen, aumento de volume na virilha ou testículos, busque ajuda médica adequada