Gastrite

O que é a gastrite?

A gastrite trata-se de uma inflamação do revestimento do estômago, podendo ser aguda ou crônica. Isto é, pode surgir de repente, ou levar tempo para ser tratada e vai evoluindo aos poucos. A gastrite é uma doença extremamente comum, atingindo 70% dos brasileiros, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia.

O que provoca a gastrite?

As causas mais comuns para o surgimento da gastrite podem ser:

Estresse e dieta rica em carboidratos, açúcares, glúten e lactose perfazem 90% das causas de gastrite/refluxo.”

Dr Marcos Radtke

marcos radtke

Tipos de gastrite

Como mencionado anteriormente, existem variações entre os tipos de gastrite, e o seu tratamento também depende do que a ocasionou. São 5 os principais tipos de gastrite que afetam os pacientes:
A Gastrite Aguda, normalmente causada pela bactéria Helicobacter pylori, a famosa H. pylori, que se instala no estômago ou intestino e libera a urease, uma enzima que muda o pH das áreas afetadas. A proliferação deste agente dificulta para as células de defesa o combate da infecção, e quando estas células não conseguem conter este avanço a mucosa, responsável pela proteção dos órgãos afetados, é corroída.

A Gastrite Nervosa, como o próprio nome diz, é causada por constantes períodos de medo, ansiedade e irritabilidade, sendo mais comum em mulheres.

A Gastrite Crônica tem como característica principal a presença prolongada dos sintomas da gastrite, aumentando progressivamente a inflamação do estômago.

A Gastrite Enantematosa é a inflamação mais profunda das paredes do estômago normalmente surge pela presença de bactérias, doenças autoimunes, alcoolismo ou uso prolongado de aspirina ou anti-inflamatórios.

E por último, a Gastrite Eosinofílica é o tipo mais comum em pessoas alérgicas, e é geralmente ocasionada pelo aumento das células imunes do estômago, causando inflamações.

Sintomas da gastrite

Normalmente, os sintomas dos diversos tipos de gastrite são bastante semelhantes entre si, porém com algumas diferenças. Os principais sintomas que podem ser notados são:

marcos radkte

Justamente por essa semelhança, é de extrema importância que você procure ajuda médica no caso desses sintomas descritos acima.