Constipação Intestinal

O que é a constipação intestinal?

A constipação intestinal, também conhecida como intestino preso, é caracterizada pela alteração no funcionamento adequado do intestino com duração mínima de 3 meses, onde o paciente pode apresentar dificuldade para evacuar, o fazendo menos de 3 vezes por semana. Sabe-se que a constipação intestinal tem bastante incidência nos Estados Unidos, sendo responsável pelo gasto de 500 milhões de dólares com laxantes e 2,5 milhões de consultas por ano.

Existem outros sintomas?

Os sintomas da constipação podem variar de acordo com o paciente, sendo mais frequentes:

O que causa?

As causas mais frequentes que ocasionam a constipação são dietas pobres em fibras e falta de exercícios físicos. Outras possíveis causas podem ser mudanças de rotina, gravidez, envelhecimento, utilização excessiva de laxantes, baixa ingestão de líquidos.
Também pode acontecer em decorrência de outras doenças, como AVC, síndrome do intestino irritável, Parkinson, diabetes, e ainda por efeito colateral de alguns medicamentos.

Como é o tratamento de constipação?

Como a constipação representa um sintoma e não uma doença em si, o seu tratamento pode ser feito através de mudanças nos hábitos alimentares e estilo de vida, aumentando a ingestão de fibras e de líquidos. Em alguns casos pode ser necessário o uso de supositórios e realizar lavagens intestinais, em casos muito raros pode ser necessário um procedimento cirúrgico para remoção do fecaloma endurecido.

Como é feito o diagnóstico de constipação?

Normalmente o diagnóstico da constipação intestinal é feito na própria consulta, através de uma conversa com o médico, onde ele irá avaliar os seus sintomas.

Não deixe de consultar um médico em caso de qualquer sintoma percebido, e para obter um diagnóstico correto.