A vesícula é um órgão localizado abaixo do lobo direito do fígado e é responsável pelo armazenamento da bile, produzida pelo fígado para auxiliar na digestão de gorduras no intestino.
A pedra na vesícula, ou litíase, trata-se do acúmulo de substâncias que vão se depositando na vesícula em formato de pequenas pedras, podendo variar de dimensões, se assemelhando a grãos de areia ou tendo alguns centímetros.
Os cálculos biliares podem se formar por acúmulo de colesterol ou dificuldade na contração da vesícula, dificultando o seu esvaziamento. Possui maior probabilidade de formação de cálculos: ser mulher, ter mais de 60 anos, obesidade, gestação, diabetes, consumo elevado de gorduras, hereditariedade.
As dores na vesícula podem ser confundidas com as dores de estômago, então é importante perceber a presença de:
A melhor forma de se prevenir o surgimento das pedras na vesícula é estar atento às refeições. É totalmente contraindicado saltar refeições e praticar jejum prolongado. Deve-se evitar a obesidade bem como o emagrecimento rápido, sendo preferível emagrecer 1 kg por semana. É fundamental adotar hábitos alimentares saudáveis, preferindo dietas pobres em gorduras e ter atenção ao perfil glicêmico em caso de diabéticos.
Os tratamentos variam de acordo com a gravidade dos sintomas apresentados pelo paciente. Em casos de cálculos assintomáticos normalmente não é necessário tratamentos, apenas adaptações do estilo de vida. No entanto, em casos mais complexos pode ser necessária a remoção através de uma cirurgia, o procedimento é relativamente simples, podendo ser realizado por laparoscopia, com desconforto mínimo para o paciente.
Deve-se ter muita atenção a todas as doenças, e ainda mais no caso de doenças silenciosas, então tenha sempre atenção ao seu estilo de vida e mantenha sempre as suas consultas e exames em dia!
11 5041 5507 / 97694 9582
contato@drmarcosradtke.com.br
Alameda dos Maracatins, 1435 – 10° Andar – Conjunto 1009 – Moema, São Paulo – SP, 04089-015
Desenvolvido por