O refluxo gastroesofágico ocorre quando o conteúdo presente no estômago retorna pelo esôfago e garganta, podendo chegar à boca. Este conteúdo é formado principalmente pelo suco gástrico, que auxilia na digestão e tem alta acidez.
Quando o refluxo ocorre, o paciente manifesta azia e queimação, pois os ácidos agridem os tecidos do esôfago, por não ter a proteção que o estômago possui contra este ácido.
Existem tratamentos para esse problema, um deles é a cirurgia de refluxo.
Adota-se o tratamento para o refluxo quando o paciente tem episódios constantes deste retorno do conteúdo do estômago. Num primeiro momento, o médico irá utilizar técnicas tradicionais para melhorar o problema e evitar novos.
São utilizadas medicações que controlam a produção do suco gástrico, melhorando a mobilidade do estômago, deste modo, a digestão é facilitada. Também é indicada alterações na dieta, evitando alguns alimentos e adotando porções menores e com mais frequência no dia a dia.
A cirurgia de refluxo pode ser feita se o paciente apresentar complicações como úlceras e esôfago de Barrett. Também pode ser adotada para pacientes que convivem há muito tempo com refluxo e que não podem ficar sem medicação.
A técnica mais utilizada para a cirurgia de refluxo é a fundoplicatura, feita por laparoscopia, sendo menos invasiva e com recuperação mais rápida. É realizada em hospital, com anestesia geral. São feitas até cinco pequenas incisões da região alta do abdômen, para inserir os instrumentos necessários e uma câmera. O paciente normalmente recebe alta no dia seguinte ao procedimento quando é utilizada esta técnica.
Para uma recuperação mais ágil, são dadas algumas orientações para o pós-operatório. Deve-se fazer pequenas caminhadas nos primeiros dias, evitando passar muito tempo deitado ou sentado. É necessário evitar atividades físicas intensas, manter as incisões limpas e secas e utilizar de forma correta as medicações.
Se você tem refluxo, muita azia ou queimação, não deixe de procurar ajuda médica para iniciar o tratamento a tempo de evitar novas e maiores complicações!
11 5041 5507 / 97694 9582
contato@drmarcosradtke.com.br
Alameda dos Maracatins, 1435 – 10° Andar – Conjunto 1009 – Moema, São Paulo – SP, 04089-015
Desenvolvido por