Muitas pessoas sofrem com refluxo e sentem que isso acontece logo após terem ingerido uma certa quantidade de chocolate. Mas você sabe por que isso acontece?
Muitas pessoas não sabem, mas o chocolate é rico em gorduras e cafeína que estimulam a produção de ácido pelo estômago. Isso aumenta o relaxamento do esfíncter esofágico, causando sintomas de refluxo, como sensação de queimação no estômago e na garganta e indigestão. O chocolate também possui teobromina, substância que estimula a produção de serotonina pelo organismo, hormônio associado ao prazer e ao bem-estar.
O tratamento, na maioria dos casos de refluxo, é clínico. Depende muito da mudança dos hábitos alimentares e de vida do paciente, controle do estresse e tipo de dieta. O tratamento cirúrgico é reservado para pessoas que, mesmo com hábitos alimentares adequados, não conseguem ficar sem medicamentos. Como não pode ser usado para o resto da vida, a opção é a cirurgia.
Agora, a dica que posso dar para que diminua os sintomas de queimação, azia e refluxo é: Não consuma chocolate com tanta frequência nem em grande quantidade.
Não exagere e vá com calma.