No mês de outubro, é celebrado o Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama. O ato começou em 1990 na Fundação Susan G. Komen nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil em 2002, a primeira ação aconteceu no parque Ibirapuera.
O câncer de mama é o tipo que acomete mais mulheres no mundo, e ocupa o primeiro lugar em mortalidade por câncer no Brasil.
A doença possui 95% de chances de cura quando descoberto precocemente, o tratamento é feito através de cirurgia para a retirada do nódulo e com técnicas de radioterapia e quimioterapia.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de uma das mamas.
AUTOEXAME
O exame mais perspicaz para a descoberta da doença é a mamografia. Porém, o autoexame feito em casa, também ajuda detectar possíveis anormalidades, a prevenção feita em casa é feita da seguinte maneira:
Em frente ao espelho:
- – Posicione-se em frente ao espelho;
- – Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
- – Coloque as mãos na cintura fazendo força;
- – Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
- – Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
Caso sinta algum nódulo ou alteração, procure um médico especialista para realizar um exame específico.
Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal.