Como a obesidade afeta o trato digestivo?

Que a obesidade traz diversos prejuízos à saúde já se sabe, mas então, qual é de fato o seu impacto quando falamos da saúde digestiva?

Como estamos falando de uma condição que está diretamente ligada à alimentação, podemos dizer que a obesidade causa impacto em todos os órgãos que fazem parte do trato digestivo, do esôfago ao intestino.

Mas se formos mencionar as doenças em si, que são agravadas pelo excesso de peso, podemos mencionar como as principais: a doença do refluxo gastroesofágico, a pancreatite presença de cálculos na vesícula, hérnia abdominal e a doença hepática gordurosa não-alcoólica, que nada mais é do que o resultado do acúmulo de gordura no fígado por pessoas que não tendem a exagerar no álcool, esta doença requer muita atenção, já que existe tratamento mas não cura para a condição!

Agora voltando para a condição mais comum no meu consultório: a doença do refluxo!

Por que a obesidade aumenta as chances de desenvolvê-lo?

Isso ocorre pois a falta de hábitos saudáveis, tanto alimentares quanto de uma rotina de exercícios físicos, aumenta drasticamente as chances de desenvolver a DRGE.

Mas é claro que independente do peso, sedentarismo e falta de rotina alimentar fazem muito mal, atente-se a isso!

Sabemos inclusive, que um paciente com excesso de peso tem até 50% mais chances de desenvolver o Refluxo.

Portanto, aliado ao tratamento que o seu médico indicará, o primeiro passo é adotar hábitos saudáveis, ter uma alimentação equilibrada e traçar uma rotina de exercícios físicos para melhorar a saúde como um todo, e é claro, a digestão.

Dr Marcos Radtke – Cirurgião do aparelho digestivo – Gastro Oncológico