Os termômetros mostram que o tempo está esfriando e automaticamente a temperatura de tudo que ingerimos sobe, certo?
Mas não deveria ser assim! Você sabe o perigo de ingerir alimentos e bebidas muito quentes? São muitos prejuízos que vão te fazer repensar essa prática!
O que acontece é que o calor em contato com a mucosa pode provocar descamações que, por sua vez, podem originar lesões gravíssimas!
Esse hábito está altamente ligado às lesões cancerígenas, podendo levar ao surgimento de câncer de esôfago, por exemplo. Sabemos que o efeito das altas temperaturas sobre os tecidos internos se assemelha ao efeito do sol sobre a pele.
Levando em consideração um estudo publicado em 2019 pelo International Journal of Cancer, ingerindo 700 ml de chá quente (em temperatura igual ou superior a 60°C), as chances de desenvolver câncer de esôfago se elevam para aproximadamente 90%!
Este alerta se estende por todos, principalmente nesta época do ano e nas regiões onde as temperaturas sofrem uma queda muito brusca, como na região sul do Brasil, por exemplo, onde sabemos que a incidência deste câncer é mais alta!
É importante salientar que, não é recomendável a ingestão de nenhum alimento muito quente, mas o fato é que esse problema é ainda maior quando falamos de bebidas. Isso porque elas entram e se espalham mais rapidamente do que os sólidos.
Então muita atenção aos cafezinhos, leite, sopas e é claro, ao vinho quente, tão típico das festas juninas que temos agora.
Uma dica muito válida é: após a sua fervura dos líquidos, deixe por pelo menos 5 minutos sobre uma superfície fria antes de consumir! E caso você já tenha ingerido e sofrido alguma queimadura leve, o ideal é fazer bochechos com água fria (e não gelada!) por 2 a 3 minutos.
Você tem o hábito de ingerir alimentos e bebidas muito quentes? Então se esforce para mudá-lo o quanto antes!