O excesso de chocolate na Páscoa

A Páscoa está chegando e já é quase certo que esse feriado traz consigo alguns excessos, de comidas no geral e principalmente de chocolates. E você sabe como o nosso organismo pode ser afetado por esse excesso de açúcar?

Além do que já se sabe, como os riscos de desenvolver diabetes, obesidade, colesterol elevado, várias doenças e mau funcionamento do organismo, a ingestão de açúcar além do indicado pode também ser a grande causa para problemas no sistema digestivo. Dentre as complicações, as mais comuns são diarreia, excesso de gases, dores de cabeça, náuseas, podendo chegar até a uma intoxicação alimentar e reações alérgicas! E isso tudo pode acontecer devido a uma sobrecarga do organismo causada pelo doce, que além disso tudo ainda prende o intestino.

Então, é claro que o segredo para aproveitar o feriado com saúde é: moderação! Um “truque” muito válido é comer o chocolate da forma correta, isto é, como uma sobremesa e não como um lanche, e muito menos como refeição! Isso porque quando comemos o chocolate após uma refeição, tendemos a comer menos, já que o objetivo não é saciar a fome. Além disso, os níveis glicêmicos não se alteram tão drasticamente quando o nosso organismo já está alimentado, diminuindo as chances de diabetes, por exemplo.

Portanto, para você aproveitar a sua Páscoa da melhor forma, com a sua família, independentemente de suas crenças, coma tudo com moderação, prefira os chocolates dos tipos amargo e meio amargo, pela menor concentração de açúcar, deste modo você vai evitar todos aqueles problemas que mencionei.

Aproveite o seu feriado para sobretudo se relembrar de seus valores e do verdadeiro significado da Páscoa, renovar suas energias e curtir a sua família! 

Escrito por Dr Marcos Radtke, cirurgião do aparelho digestivo com ênfase em oncológico, preceptor de residência médica.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Posso ajudar?