Quando é necessária a retirada da vesícula?

Hoje em dia é muito comum ouvirmos casos de pedra na vesícula. Mas você sabe quando é necessária a RETIRADA DA VESÍCULA?

A cirurgia para retirar a vesícula biliar é indicada para casos de pedras na vesícula ou quando a mesma está apresentando inflamação.

Em muitos casos, o colesterol contido no bile, é o responsável pela formação de pedras (cálculos) na vesícula. As pedras podem ocluir temporariamente a saída da bile da vesícula, dando dor ou ocluir definitivamente, causando inflamação aguda.

Vesícula inflamada

A vesícula biliar inflamada ou colecistite costuma ter a causa associada ao aparecimento de cálculos biliares. O que acontece, então, é o bloqueio ou obstrução do ducto, fazendo com que o líquido fique retido no órgão, ao invés de cumprir sua função. Pode permanecer nessa condição por tempo indeterminado, até que o indivíduo sinta desconforto que o leve ao médico.

Sintomas de vesícula inflamada

Não são em todos os casos que a vesícula inflamada possui sintomas. Mas, quando há queixas dos pacientes, os sintomas são:

• Dor do lado direito do abdome
  • Náuseas;
  • Vômitos
  • Intolerância a alguns alimentos gordurosos e banana nanica

Quando o caso avança à sinais de gravidade que são:

• Febre
  • Icterícia (coloração amarelada da pele e da parte branca dos olhos).

Caso você tenha um desses sintomas ou mais, é melhor procurar um médico! Se cuide!