As doenças mais comuns do sistema digestivo

Hoje eu venho trazer um alerta, para falarmos sobre as doenças e disfunções mais comuns do aparelho digestivo. Você tem ideia de quais são?

Bom, dentre as doenças mais recorrentes, as que mais se destacam são a Gastrite, o Refluxo e a Apendicite Aguda.

E por que essas doenças são as mais comuns?

Na minha visão porque são questões altamente ligadas à rotina e aos hábitos alimentares. E como hoje vivemos uma falta de rotina alimentar muito grande nos lares brasileiros, isso associado a alimentos pobres em nutrientes, temos como resultado doenças cada vez mais comuns.

E o mais preocupante é que as pessoas acabam aprendendo a conviver com estas questões como se fosse algo normal e apenas vivem com elas, no máximo iniciam tratamentos com medicamentos que irão suavizar os sintomas, mas em nada irão tratar a raiz do problema.

Então aqui vão algumas dicas para prevenir o aparecimento dessas doenças:

☑Aprimore seus hábitos alimentares: com a funcionalidade de comprar comidas prontas, industrializados e até mesmo os famosos fast foods, cria-se o costume de ingerir uma quantidade exacerbada de sal, conservantes, corantes e químicos nada indicados para o organismo.

☑Beba água regularmente: o bom funcionamento intestinal e de todo o aparelho digestivo também necessita de uma hidratação contínua.

☑Realize exames regularmente: os exames de rotina tem como finalidade avaliar o estado geral de saúde e ainda possibilitam que vários tipos de doenças sejam precocemente diagnosticadas, ampliando as probabilidades de êxito nos tratamentos;

☑Consuma alimentos ricos em fibras: as fibras possui um papel fundamental para o nosso sistema digestivo, elas são popularmente conhecidas como “vassouras do intestino”, pois ajudam a limpar o organismo;

☑Saúde boa é uma saúde mental aliada com saúde gástrica: ter hábitos saudáveis, como a prática frequente de atividades físicas, consumo moderado dos alimentos e controle emocional, são fatores que proporcionam uma boa saúde.

Cuide-se, e seja você o protagonista da sua saúde!