Cuidados com o consumo excessivo de álcool

O feriado de Carnaval é sempre uma desculpa para beber além da conta, não é verdade?

E muitas vezes os jovens, por acharem que a idade lhes oferece uma vantagem, acabam passando da conta…

Mas você sabe quais riscos o consumo excessivo de álcool pode oferecer à saúde?

Além dos riscos mais conhecidos e mais comuns, como perda de consciência e perda da capacidade cognitiva, a parte do nosso organismo que mais sofre com esse excesso é justamente o sistema digestivo, você sabia?

O consumo de bebidas alcoólicas tem um papel extremamente ativo na formação de úlceras, pancreatites, problemas no intestino e até boca e laringe. 

Mas além disso, não podemos deixar de mencionar os casos que tanto demandam nossa atenção, como quando falamos de cirrose, câncer de esôfago e câncer colorretal! 

E o que o álcool tem a ver com câncer?

O consumo excessivo está diretamente ligado ao aumento do risco de câncer colorretal ou câncer de esôfago, podendo se tornar até 5 vezes mais provável o desenvolvimento da doença em relação às pessoas que não mantêm uma alta ingestão.

Isso ocorre pois o álcool interage com as nossas células, podendo danificá-las, além de diminuir a capacidade do nosso corpo em absorver alguns nutrientes. 

Além de todo o funcionamento do organismo, o álcool pode conter também contaminantes cancerígenos, pelo seu processo de fermentação e produção. 

Portanto, se neste feriado você está planejando festejar com o álcool mantenha sempre a moderação! Todos os excessos são extremamente prejudiciais para nossa saúde, mas quando falamos de alcoolismo, esses prejuízos são ainda maiores pois, além dos problemas causados instantaneamente pela bebida, ainda precisamos nos lembrar das questões que podem ir se desenvolvendo com o tempo, diminuindo drasticamente a expectativa e a qualidade de vida da pessoa, tanto num contexto individual como num contexto social.  

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Posso ajudar?